PROVÉRBIOS 16:18 - ORGULHO! Como ensinar aos pequeninos sobre esse terrível pecado! *Devocionais em Família*

 As crianças têm como característica marcante serem mais humildes do que os adultos. Isso acontece devido à sua condição própria de dependência. É claro que o orgulho sempre esteve presente na vida das crianças, mesmo que de maneira pontual, mas ele tem tomado proporções maiores nos últimos anos e as crianças têm mudado, infelizmente. Isso se mostra na dificuldade em aceitarem o NÃO, na necessidade de terem suas vontades feitas, e no comportamento que muitas crianças apresentam, de sentirem-se superiores às outras, seja porque se acham mais inteligentes, mais bonitas, mais ricas, mais fortes etc. Vamos ajudar nossos filhos a buscarem nas profundezas de seus corações a raiz do orgulho, um pecado que ataca a todos nós.

Você sabe o que é orgulho? (Deixe que as crianças respondam) Por que as pessoas são orgulhosas? O que elas pensam sobre si mesmas? Elas pensam de si mesmas mais do que deveriam ou menos? E o que você acha que Deus pensa sobre o orgulho?



A Bíblia nos conta sobre um anjo que era muito bonito e muito sábio (Ez. 28:12), mas que ficou cheio de orgulho por causa da sua beleza e estragou sua sabedoria  (Ez. 28:17). A beleza é importante? Por que? Tem algum problema em ser bonito? Quando é que a beleza se torna um problema? Quando nos tornamos orgulhosos por causa dela. Mas não é só beleza, há muitas outras coisas que podem fazer as pessoas ficarem orgulhosas. Como o que? Dinheiro, fama, poder, bens, força... (Traga isso para o universo das crianças: Roupas novas e bonitas, brinquedos da moda, notas altas na escola, o lugar onde moram, as viagens que fazem...) Essas coisas podem fazer com a gente o mesmo que a beleza e o esplendor de Lúcifer fizeram com ele: estragaram sua sabedoria! Agora Lúcifer não podia mais ser um anjo de Deus e foi expulso do céu. Deus leva o orgulho muito a sério, Ele ensina em sua Palavra que depois do orgulho vem a destruição (Pv. 16:18)



Precisamos vigiar o nosso coração! O orgulho está sempre ali, querendo tomar conta da gente, do mesmo jeito que aconteceu com Lúcifer, que se tornou o inimigo de Deus! Vamos buscar sempre ter um coração humilde, considerando as outras pessoas, nos preocupando com elas, aprendendo a elogiar os outros, e não pensando que somos superiores a ninguém. Isso começa em casa, na família, na escola, quando entendemos que nem sempre nossas vontades serão feitas e nem sempre seremos o primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário