FILIPENSES 4:7 - Proteção para o CORAÇÃO, Já! *Devocionais para Famílias*

Continuando na nossa série de Devocionais em Família no capítulo 4 do livro de Filipenses, hoje vamos mostrar para as crianças como elas podem guardar seus corações. A Bíblia nos ensina que é muito importante que guardemos o coração. O que isso quer dizer? E como guardar o coração? Como guardar a mente das nossas crianças? A Paz de Deus faz guarda no coração e na mente de nossas crianças quando elas aprendem a confiar em Deus, levando a Ele tudo em oração com Ações de Graça. Essa é a promessa do versículo 7 desse capítulo. A paz que excede todo o entendimento é a solução para os diversos conflitos que enfrentamos nessa vida e é uma lição preciosíssima para passarmos aos pequeninos. Não importam as circunstâncias, pois a nossa alegria está no Senhor, Ele está perto, levamos tudo a Ele com Ações de Graça e seremos guardados pela paz dEle, em Cristo Jesus. Aproveite cada instante com seus filhos, vamos Inculcar! Em todo tempo! 

Quando queremos proteger algo valioso para nós, o que nós fazemos? (Deixe que as crianças compartilhem) Nós guardamos em um lugar seguro, não é? Você sabia qual a parte de nós mais importante para guardarmos? A Bíblia ensina que é o coração (Provérbios 4:23) E não é o órgão coração, que bate e bombeia o sangue no nosso corpo. É a nossa alma, a nossa mente, as nossas vontades, isso na Bíblia é chamado de coração, é o nosso homem interior, a pessoa que somos por dentro, que não vemos, mas que é a parte mais importante de nós, porque é de lá que vem as fontes da nossa vida, o que nos motiva, o que faz a gente agir como a gente age, tudo começa no coração. Mas como a gente pode guardar o coração?


Quem lembra qual o livro da Bíblia que estamos estudando esses dias? Isso mesmo, Filipenses. Vamos ler os versículos que já aprendemos para lembrar? (Leia Fp 4:4-6). Eu sei que não é fácil conseguirmos fazer o que esses versículos ensinam, ficar alegres no Senhor, sermos EPIEIKES, não ficarmos ansiosos, em vez disso falar com Deus sobre o que queremos, mas com aquele segredinho que vai nos ajudar a não ficarmos ansiosos. Quem lembra qual o segredo? Ações de Graça!

Imprima o versículo para ajudar a criança a memorizar.
E o versículo de hoje vai nos mostrar qual o resultado de fazermos isso. O que vai acontecer se nós aprendermos a sempre falarmos com Deus em oração, com gratidão, em vez de ficarmos ansiosos? Vamos ler o versículo 7 de Filipenses 4. Quem vai guardar nosso coração e a nossa mente? A paz de Deus! E o que Paulo está ensinando aqui é que a paz de Deus vai fazer guarda no nosso coração, ou seja, ela vai proteger o nosso coração, igual um guarda protege. A paz de Deus é um guarda poderoso! E como é que a paz de Deus guarda nosso coração e a nossa mente? Em Cristo Jesus! É a melhor pessoa, a mais poderosa para nos guardar. Mas tem uma parte no versículo que diz: Que excede todo o entendimento. O que vocês acham que isso quer dizer? Que excede significa que é maior. A Bíblia está ensinando que essa paz é maior do que podemos entender. Ela é tão poderosa que nem nós, nem as pessoas perto de nós conseguem entender, porque essa paz é de Deus!

Então, mesmo que a gente esteja passando por algum problema bem sério, ou uma tristeza enorme, se nós falarmos com Deus sobre isso, com ações de graça, Deus promete que vai nos dar a paz dEle, e que essa paz vai guardar o que temos de mais importante, nosso coração e a nossa mente, em Cristo Jesus. (Pergunte às crianças que problema seria bem difícil para a família enfrentar, e como vocês poderiam colocar em prática esses versículos). 


Vamos sempre lembrar desses versículos e, em vez de ficarmos ansiosos, vamos ter a paz de Deus, fazendo guarda no nosso coração e na nossa mente! Amém?!

Imprima esse resumo em tamanho A5 para lhe auxiliar no momento devocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário