FILIPENSES 4:6 - Como ajudar as crianças a lutarem contra a ANSIEDADE? *Devocionais em Família*

Nos dias atuais, com o número crescente de crianças sofrendo com ansiedade, é muito importante que nós ajudemos os pequeninos a lutarem contra esse mal. Que tal buscar a solução na fonte, a Palavra de Deus, a melhor ferramenta de vida que temos? Vamos ensinar nossos filhos que eles podem encontrar ajuda para os conflitos da vida na Bíblia! E para ANSIEDADE o melhor remédio é Filipenses 4:6. 

Esse devocional foi planejado para ser realizado em família ou em grupos pequenos de crianças. Inclua muita conversa e deixe que eles compartilhem suas lutas e experiências. Ao final, um modelo pronto para ser impresso. Leve com você na bolsa, dentro da Bíblia e use quando tiver oportunidade. Pode ser na hora da refeição, dentro do carro, enquanto espera em um consultório médico, antes de dormir... Crie uma oportunidade! Vamos Inculcar!


Imagine que você tem uma festa de aniversário para ir daqui a alguns dias, mas não uma festa qualquer, e sim aquela festa no lugar mais legal, com muitos brinquedos, onde vão estar todos os seus amigos. Que legal, né? Mas como você fica uns dias antes de a festa chegar? Você fica o tempo todo pensando nisso? Tão ansioso esperando pelo dia que não consegue fazer as tarefas da escola direito, só pensando no dia que vai chegar? E se não der certo você ir, como você vai se sentir? Você vai ficar tranquilo?

Imprima o versículo para ajudar a criança a memorizar.
A ansiedade é uma impaciência, uma falta de paz, um desejo tão forte por algo que se torna pecado. Em Filipenses, no versículo 6 da Capítulo 4, Paulo fala para os filipenses tomarem cuidado com isso! Ele diz que não devemos ficar ansiosos por coisa alguma, ou seja, por nada. E vocês sabiam que a ansiedade pode virar uma doença? Há muitas pessoas no nosso país com essa doença. O Brasil é o país que tem mais pessoas com ansiedade no mundo todo! Quando a pessoa está doente de ansiedade ela sente medo de tudo, o coração bate mais forte, às vezes ela fica tonta, pode até ter dor de barriga! Há algum tempo, somente as pessoas mais velhas tinham esse problema, mas agora as crianças também estão começando a ter essa doença. Terrível, né?



Como é que a gente pode se cuidar para não ficar assim, doente de ansiedade? A Palavra de Deus nos ensina. Vamos ver o versículo que estamos estudando hoje. Aqui Paulo ensina aos filipenses o que eles devem fazer para não ficar ansiosos: Apresentem seus pedidos a Deus pela oração e súplica. Devemos orar ao Senhor falando para Ele nossos pedidos, as coisas que gostaríamos de ter, algum problema que a nossa família está passando, Deus gosta quando conversamos com Ele. Mas o grande segredo desse versículo, aquilo que vai nos ajudar a não ficarmos ansiosos está na parte que diz "Com Ação de Graças"! Isso mesmo, nós vamos pedir algo a Deus, mas com um coração agradecido. Nós temos tantos motivos para agradecer a Ele, não é mesmo? E quando lembramos de tudo o que Ele já fez por nós e faz todos os dias, nosso coração fica tranquilo, porque ele entende que não precisa se preocupar, não precisa ficar inquieto. Podemos ficar em paz, tranquilos, porque temos um Deus que cuida de tudo, de todos os nossos problemas e necessidades. Então sempre que formos pedir algo a Deus, vamos lembrar de termos Ações de Graça!

Lembra da festa de aniversário? Não tem nenhum problema você querer muito ir. Pode ser um jogo de futebol. Pode ser um dia no cinema. Ou um presente que você quer ganhar. Não importa o que seja, não deixe a ansiedade tomar conta de você!

Onde deve estar sua alegria? No Senhor (Fp 4:4) Quem está perto sempre te ajudando? O Senhor (Fp 4:5) Então, coloque diante do Senhor tudo na sua vida com ações de graça e não fique ansioso! (Fp 4:6)

Imprima esse resumo em tamanho A5 para lhe auxiliar no momento devocional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário